quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Urbano Tavares Rodrigues




Urbano Tavares Rodrigues (87 anos) ao iOnline: O meu filho António "tem um cabelo cor de mel e aqueles olhos verdes", "é a minha obra-prima".

"Disse numa entrevista, há cerca de três anos, que esperava tranquilamente pela morte. Mantém essa paz?

Não, nada disso. Agora inquieta-me o meu filho [António, de quatro anos]. Penso em como lhe vou fazer falta, não sei como vai ser a vida dele sem mim. Claro que a minha mulher tem possibilidades de o sustentar, mas a vida dele sem mim assusta-me. Tive uma filha com a Maria Judite de Carvalho, dei-lhe muito carinho mas não é a mesma coisa. Agora tenho mais tempo para o ver crescer, é uma coisa impressionante: inteligentíssimo, com uma série de talentos e curiosidades. Gosta de desenhar, tem uma grande sensibilidade artística ao mesmo tempo que é óptimo a jogar à bola. Faz puzzles que eu não consigo fazer. Desmonta brinquedos, mas também estraga.

Preocupa-o como o seu filho o vai recordar?

Tenho um texto escrito já há um tempo que se chama "Meu António Querido, quando fizeres dez anos vais ler estas palavras". Ocupa uma folha e explica quem eu fui, como eu gostava que ele me visse e como eu gostava que ele fosse. Para já está tudo bem, excepto que eu sou benfiquista e ele não."

Excelente entrevista de um escritor de que gosto muito:
http://www.ionline.pt/conteudo/45136-deixo-um-texto-ao-meu-filho-explicar-quem-fui

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...